11 de jun. de 2013

Dicas | Seguro viagem EUROPA - Obrigatório




Além de ser um importante instrumento em caso de necessidade, a obrigatoriedade de portar seguro viagem na Europa foi determinada pelo Tratado de Schengen, assinado pelos principais países integrantes da União Européia. O seguro deve oferecer pelo menos 30 mil euros (ou 50 mil dóláres) de cobertura para assistência médica e repatriação funerária. 







A falta do seguro viagem pode ser motivo de deportação de um turista e é obrigatório nos seguintes países: Alemanha, Austria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suécia. Além destes, o seguro também é obrigatório na Irlanda, porém sem a exigência dos 30 mil euros. 

Como funciona?


É importante levar sempre o comprovante do seguro viagem, chamado de apólice ou voucher. Este documento possui os dados e o número único de identificação do viajante, o telefone da central de assistência e as coberturas detalhadas. 

Para utilizar o seguro viagem basta ligar para a central de assistência cujo número estará impresso na apólice ou voucher, informando o código único do viajante. O atendimento é realizado em português e funciona 24 horas por dia, em todos os dias da semana. 

A central de assistência orienta sobre como proceder, podendo informar um estabelecimento médico ou enviando um médico diretamente até o viajante. 

O pagamento é sempre realizado diretamente pela seguradora para o estabelecimento médico, exceto em casos de urgência em que a central de assistência do seguro não foi informada previamente ao atendimento médico. Neste caso o segurado efetua o pagamento e solicita o reembolso junto à seguradora.

É muito importante sempre entrar em contato com a central de assistência antes de procurar atendimento, sempre que possível, para que a seguradora possa se certificar da qualidade do atendimento prestado e poder realizar o pagamento ao estabelecimento médico, evitando assim a necessidade de solicitar o reembolso.